Coleção Personagens do Folclore Brasileiro

Cada um dos quatro títulos traz uma narrativa surpreendente de personagens como o Curupira, a Loira do Banheiro, o Saci-Pererê e o Uirapuru e apresenta as origens, as diferentes versões e outras curiosidades das figuras do folclore

Coleção Personagens do Folclore Brasileiro

Editora: FTD Educação

Autoria: Januária Cristina Alves

Ilustração: Cezar Berger

Preço sugerido: R$ 39.00

Número de páginas: 48

Você conhece a origem do Saci-Pererê ou da famosa Loira do Banheiro, que assombra as crianças na escola? Estes e outros dois seres do folclore brasileiro, o Curupira e o Uirapuru, estrelam os quatro títulos da nova coleção da FTD Educação: Personagens do Folclore Brasileiro. Escritos pela jornalista e pesquisadora da cultura popular brasileira, Januária Cristina Alves, os livros mostram, de maneira original, um dos importantes patrimônios imateriais do Brasil.

 

Cada livro é composto de uma história da personagem que dá título à obra e de outras personagens da mesma “família” da principal, e pelo Guia dos Observadores, com informações acerca das características físicas e psicológicas, origens e referências das mais variadas figuras que rondam o nosso imaginário. São quatro títulos: O Curupira e outros seres fantásticos do folclore brasileiro, A Loira do Banheiro e outras assombrações do folclore brasileiro, O Saci-Pererê e outras figuras traquinas do folclore brasileiro, O Uirapuru e outros animais incríveis do folclore brasileiro. Todos contam ainda com ilustrações inéditas de Berje.

 

Em A Loira do Banheiro e outras assombrações do folclore brasileiro, quem tiver coragem de acionar três vezes a descarga e falar as palavras certas poderá ter uma surpresa assustadora: receber um convite da Loira para uma viagem sem volta. O livro inclui, além da famosa lenda urbana, histórias de outras assombrações, como o Lobisomem, a Mula Sem Cabeça e o Matintapereira. Nesse volume, Januária constrói uma narrativa mais contemporânea a respeito da Loira, com a qual o leitor, certamente, se identificará: os anseios e dúvidas dos adolescentes no dia a dia da escola, além das descobertas comuns da idade, são pano de fundo para a introdução da origem dessa história tão popular do nosso folclore.

 

Saci-Pererê e outras figuras traquinas do folclore brasileiro mostra um dilema que esses seres precisam resolver: como não deixar o medo dos humanos morrer? Pois, sem medo, o saci não existe! Se um saci já faz tantas traquinagens, o que dizer de um encontro de todos os tipos de saci que existem? Arteiros como Pedro Malasartes e outros menos conhecidos, como Romãozinho e Poronominare, completam a edição.

 

Por fim, em O Uirapuru e outros animais incríveis do folclore brasileiro, as crianças vão descobrir que até no mundo dos pássaros uma guerra pode acontecer! Quando gaviões e urubus disputam o título de maioral, é hora de o Uirapuru, com o canto mais belo e majestoso que já se viu, colocar ordem na floresta. Além do pássaro, o leitor conhecerá outros animais incríveis, incluindo o Bumba Meu Boi.

 

Em O Curupira e outros seres fantásticos do folclore brasileiro, um caçador tenta enganar o protetor das matas. Porém, o tiro, ou melhor, a flecha mágica, acaba saindo pela culatra. Assim como o Boitatá, o Cobra-Norato e o Anhangá, também apresentados nesta edição, o Curupira é capaz de realizar façanhas incríveis.

 

Autoria

Januária Cristina Alves é jornalista, especialista em Infoeducação e mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem mais de quarenta obras, para crianças, jovens e adultos, publicadas. Foi roteirista do programa infantil Bambalalão, da TV Cultura, e da Turma da Mônica, dos Estúdios Mauricio de Sousa. Colaborou com diversos jornais e revistas, escrevendo sobre educação, cultura e comportamento. Venceu o Prêmio Jabuti na categoria Didáticos/Paradidáticos, em 2014, com o livro Para ler e ver com olhos livres, publicado pela Editora Nova Fronteira, e em 2016, como coordenadora editorial da obra Convivendo em grupo: almanaque de sobrevivência em sociedade, publicado pela Editora Moderna.

Ilustração

Cezar Berger, o Berje, nasceu em 1990, em Guararema, interior do estado de São Paulo. Ainda estudante, envolveu-se com arte urbana e realismo fantástico, universos que o influenciaram. A literatura também o inspira, em especial a de autores como o argentino Jorge Luis Borges, o norte-americano H. P. Lovecraft e o inglês China Miéville, que fomentaram seu gosto por mitologia e seres fantásticos. Em seus desenhos, constrói um imaginário em que fantasia e signos se completam, formando criaturas que habitam universos surreais. Suas ilustrações figuram nos meios editorial, musical e da moda. Além de ilustrador, é designer gráfico e diretor de arte no estúdio IdeaFixa.

Sobre a FTD Educação

ftd.com.br
Há mais de 100 anos, a FTD tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana, em 2015 reposicionou sua marca no mercado e passou a se chamar FTD Educação, cujo slogan é ’Educar bem é pensar além’. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; Soluções Educacionais – com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias – ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma Educação completa.

Informações para a imprensa

GUME – Reputação e Engajamento
Carolina Bessa | Email: carolina.bessa@agenciagume.com.br
Telefones: (11) 3598-6061 (FTD) | (11) 3159-3247 | 2339-3878 (GUME)
Celular: (11) 9 9104-3184
Site: www.agenciagume.com.br