Macunaíma, o herói sem nenhum caráter

FTD Educação lança nova edição da obra-prima de Mario de Andrade, com 520 notas, glossário com quase 700 verbetes e posfácio escrito pela especialista Noemi Jaffe

Macunaíma, o herói sem nenhum caráter

Editora: FTD Educação

Autoria: Mário de Andrade

Ilustração: Mariana Zanetti

Preço sugerido: R$ 52.00

Número de páginas: 248

Uma das obras mais instigantes da literatura brasileira, Macunaíma, escrita pelo modernista Mario de Andrade em 1928, é uma espécie de “enciclopédia aberta” da geografia, da natureza, da cultura e do povo brasileiro. Por valorizar o aprendizado e a formação de seres humanos conscientes, a FTD Educação traz ao mercado uma edição inédita desse clássico, com importantes diferenciais: inclui 520 notas de esclarecimento, aprofundamento, contextualização da obra e crítica, além de um glossário com mais de 700 verbetes e posfácio. As notas e o posfácio são assinadas pela professora e escritora Noemi Jaffe.

Estruturada para que seja palatável aos estudantes, a obra pode ser lida tanto em sala de aula como fora dela.  Segundo Noemi Jaffe, Macunaíma não é certamente um livro para devorar, mas sim para deglutir lentamente, indo, voltando, relendo. Como professora de Literatura Brasileira durante mais de 20 anos, Noemi se deparou com a grande dificuldade dos alunos ao ler e, especialmente, ao interpretar os clássicos. “Acredito que uma alternativa a esses obstáculos seja criar oportunidades para uma leitura ativa e crítica, em que o interesse pela obra seja despertado pelos temas, pelas polêmicas, por comparações com situações atuais e reais. E, nesse sentido, é claro que Macunaíma é uma das obras mais significativas para os jovens de hoje. Se o herói sem nenhum caráter, nosso grande mau (do Taurepang maku, mau, e ima, grande), puder ser pensado como uma metáfora para o Brasil e os brasileiros, de ontem e de hoje, e se o aluno tiver a oportunidade de, com ele, refletir sobre nossa condição e espelhar-se nesse personagem enquanto ri e acompanha suas desventuras, então o livro terá cumprido seu destino de estrela”, reflete ela no pósfacio. 

Ao articular a tradição popular, mitos indígenas, fontes históricas, além do humor, da poesia e da liberdade ficcional e neológica, isto é, de inventar palavras, a obra permite o aprendizado sobre o Brasil e sua diversidade.  Esta nova edição tem o intuito de esclarecer a linguagem de Mario de Andrade e permitir que o leitor se integre com a sua narrativa. As ilustrações coloridas de Mariana Zanetti enriquecem esta original edição da obra que é um clássico moderno da literatura brasileira.

Autoria

Mário de Andrade (1893-1945) é um dos principais escritores modernistas brasileiros. Fez os estudos secundários no Ginásio Nossa Senhora do Carmo, dos irmãos maristas, em São Paulo. Intelectual de múltiplos ofícios, foi escritor, crítico, musicólogo, viajante, fotógrafo e colecionador. Escreveu poesia, romance, rapsódia, conto, crônica, ensaio, cartas. Seus interesses enciclopédicos abrangiam desde a música de Chopin ao desenho animado Fantasia, de Walt Disney, do Aleijadinho às modinhas imperiais. Seus romances Macunaíma e Amar, verbo intransitivo foram adaptados para o cinema, respectivamente, por Joaquim Pedro de Andrade (1969) e Eduardo Escorel, com o título Lição de amor (1975), considerados clássicos do cinema brasileiro.

Ilustração

Mariana Zanetti, formada em arquitetura pela FAU/USP, é ilustradora desde 2004. Já ilustrou livros infantis e livros para adultos. Colaborou como ilustradora para o jornal Folha de S.Paulo, revistas Pesquisa Fapesp e Crescer. Participa da Charivari, uma revista independente desenvolvida por treze ilustradores brasileiros.

Sobre a FTD Educação

ftd.com.br
Há mais de 100 anos, a FTD tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana, em 2015 reposicionou sua marca no mercado e passou a se chamar FTD Educação, cujo slogan é ’Educar bem é pensar além’. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; Soluções Educacionais – com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias – ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma Educação completa.

Informações para a imprensa

Ogilvy
Carolina Bessa | Email: carolina.bessa@ogilvy.com.br
Telefones: (11) 3598-6061 (FTD) | (11) 3024-9343
Celular: (11) 9 9104-3184
Site: www.ogilvy.com.br