Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Editora apresenta para o público títulos que receberam o selo de Altamente Recomendável e premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil nesta edição do Salão. Entre os lançamentos, coleção inédita sobre personagens do folclore brasileiro também será apresentada

Reconhecida no mercado infantojuvenil, a FTD Educação estará mais uma vez presente no 19o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, que acontece de 22 a 28 de junho, na cidade do Rio de Janeiro.

Com mais de 100 premiações e selos pela FNLIJ em sua trajetória, a Editora apresenta durante o evento novidades e obras premiadas. Entre elas, está Vozes ancestrais, vencedora do prêmio da FNLIJ deste ano, na categoria Reconto. Elaborado pelo renomado escritor Daniel Munduruku, o título traz contos indígenas coletados por Munduruku em diversas regiões em que os dez povos abordados no livro habitam, versando especialmente sobre temas como a origem do mundo, a relação entre ser humano e natureza e rituais sagrados.

O visitante poderá ainda conferir títulos agraciados com o selo Altamente Recomendável 2017. São eles: Espia das montanhas, de Ana Carolina Neves (Categoria Jovem); Parque encantado, de João Anzanello Carrascoza (categoria Jovem); As aventuras de Robin Hood, recontado por Ana Maria Machado e Rodrigo Machado (categoria Reconto); É proibido ler Lewis Carroll, de Diego Arboleda e tradução de Flavio de Souza (categoria Tradução/Adaptação Criança); Volto ao anoitecer, de Aharon Appelfeld e tradução de Paulo Geiger (categoria Tradução/Adaptação Jovem); A Ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson, traduzido e adaptado por Rodrigo Machado (categoria Tradução/Adaptação Jovem); Moby Dick, de Herman Melville, traduzido e adaptado por Luiz Antonio Aguiar (categoria Tradução/Adaptação Jovem).

Dentro da agenda do Salão, autores da FTD Educação estão também entre os destaques da programação. Rodrigo Machado, por exemplo, conversará com o público dia 24 de junho, sábado, às 12 h, na Biblioteca FNLIJ Criança. Machado, que adaptou e traduziu A Ilha do tesouro e recontou Robin Hood, ao lado de Ana Maria Machado, falará sobre o processo de adaptação e tradução para o mercado editorial. Ambos os títulos fazem parte da coleção Almanaque dos Clássicos da Literatura Universal.

Já Daniel Munduruku será um dos destaques do Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós. No dia 27 de junho, das 13 h às 17 h, o autor comanda a mesa O Rio que corre em minha aldeia… Prosa e poética na literatura indígena brasileira, parte da programação do Encontro de Escritores e Artistas Indígenas. A mesa aborda o papel social de povos indígenas na formação da identidade nacional e como identificar os estudos teóricos acadêmicos que auxiliam na consolidação do movimento literário indígena.

 

Principais lançamentos infantojuvenis

Lançamentos do mês de junho também estarão expostos no espaço da FTD Educação durante o Salão (estande 30). A coleção Personagens do Folclore Brasileiro é um deles. Composta de 4 títulos e escrita pela jornalista e pesquisadora de cultura popular Januária Alves, a coleção traz uma narrativa surpreendente de figuras como o Curupira, a Loira do Banheiro, o Saci-Pererê e o Uirapuru e apresenta as origens, as diferentes versões e outras curiosidades de diversos personagens.

Há ainda o novo Fuga, romance juvenil de Luana Chnaiderman de Almeida, que narra a viagem arriscada de uma jovem e convida o leitor a ver o mundo com os próprios olhos.

Sobre a FTD Educação

ftd.com.br
Há mais de 100 anos, a FTD tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana, em 2015 reposicionou sua marca no mercado e passou a se chamar FTD Educação, cujo slogan é ’Educar bem é pensar além’. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; Soluções Educacionais – com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias – ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma Educação completa.

Informações para a imprensa

Ogilvy
Carolina Bessa | Email: carolina.bessa@ogilvy.com.br
Telefones: (11) 3598-6061 (FTD) | (11) 3024-9343
Celular: (11) 9 9104-3184
Site: www.ogilvy.com.br