Lendas da Amazônia… e é assim até hoje

Lançamento da FTD Educação reúne dez lendas da região e mostra sua variedade cultural e referências indígenas

Lendas da Amazônia... e é assim até hoje

Editora: FTD Educação

Autoria: Flávia Savary

Ilustração: Tati Móes

Preço sugerido: R$ 45,90

Número de páginas: 72

Como surgiram a noite, o guaraná e a mandioca? Essas são lendas que permeiam o imaginário brasileiro e fazem parte de nossa rica cultura regional. Em Lendas da Amazônia… e é assim é até hoje da FTD Educacão, a premiada autora Flávia Savary reúne dez lendas da região amazônica e traz um apanhado de mitos e culturas indígenas locais.

Flávia é filha de paraense e desde a infância tem forte proximidade com a diversidade cultural da região. O leitor conhecerá a história de seres folclóricos, como o Boto, o Curupira e a Cobra Norato, entre outros, além da lenda de plantas, como a vitória-régia e o guaraná, por exemplo. Cada uma conta com um glossário próprio, incluindo palavras em tupi.  Um jogo de descobertas é proposto ainda na lenda do Boto, que contém um pouco de cada uma das nove histórias anteriores.

Em prosa límpida, característica da autora, a obra presta também uma singela homenagem a grandes autores que se maravilharam com as belezas dessas lendas, trazendo referências de textos de Mário de Andrade, Raul Bopp, Olga Savary e Nicodemos Sena.

“E, se é assim até hoje, devemos àqueles que, ao contarem e recontarem as lendas, não permitiram que elas se perdessem. Para que seja assim pra sempre, só depende de nós”, diz a autora na apresentação do livro.

Autoria

Flávia Savary formou-se em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha com literatura infantojuvenil há mais de 30 anos, tendo recebido diversos prêmios literários. Poemas, crônicas, contos, peças teatrais e esquetes de sua autoria foram publicados em cerca de 30 antologias.

Ilustração

Tati Móes formou-se em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estudou Arte Renascentista e Contemporânea com Shun‘ichiYamada, e já realizou várias exposições. Além de ilustrar livros para crianças e jovens, trabalha com criação de projetos gráficos para livros e materiais editoriais. Desde 2001, ministra cursos de Aquarela, Anatomia Humana, Desenho Técnico e Crítica de Arte.

Sobre a FTD Educação

ftd.com.br
Há mais de 100 anos, a FTD tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana, em 2015 reposicionou sua marca no mercado e passou a se chamar FTD Educação, cujo slogan é ’Educar bem é pensar além’. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; Soluções Educacionais – com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias – ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma Educação completa.

FTD Educação | Email: marketing@ftd.com.br
Celular: () -